Desde a fundação da Olivah, exploramos a pedra natural portuguesa como ponto de partida para novas possibilidades criativas que unem tradição, território e design. Com o projeto Broot: Dialogues from Within, promovido e coordenado pela Assimagra, estabelecemos um diálogo entre a pedra portuguesa e outros materiais naturais do mesmo solo, como cortiça, barro, burel e xisto. Convidámos estúdios de design a mergulhar nos saberes e patrimónios locais, criando uma coleção de objetos funcionais e decorativos que contam a história de um território.
Ao longo de mais de 7.000 km pelo país, recolhemos histórias, técnicas e memórias em diálogo com artesãos, produtores e comunidades. O mármore e a cortiça - A alma do Alentejo, o granito e o burel, da Serra da Estrela, o xisto de Foz Côa, o barro e o calcário do centro do país, o basalto e o vime açorianos, revelaram-se fragmentos vivos da identidade portuguesa e dos seus séculos de história ancestral.
A partir dessa pesquisa, criámos uma coleção de objetos que honram a cultura portuguesa, com cinco estúdios parceiros e através de um processo colaborativo e experimental. Materializar essas narrativas com sustentabilidade e respeito pelos materiais, equilibrando técnicas ancestrais com o design contemporâneo, foi desafiante e apenas possível com o trabalho minucioso de uma rede colaborativa de artistas, artesãos, empresas e indústrias de diferentes regiões do país.
Broot propõe um novo olhar para o futuro do design, onde cultura, território e sustentabilidade se equilibram e promovem diálogos entre o passado e o que ainda está por vir.
Projeto: Assimagra.
Curadoria e produção: Olivah.
Financiamento: PRR através da agenda Sustainable StonebyPortugal.