VER MAIS
Com presença direta nas pedreiras mais emblemáticas de Portugal, exercemos um papel de curadoria que começa na origem.
Selecionamos cada pedra com olhar técnico e sensível, atentos à qualidade, ao contexto geológico e ao potencial expressivo de cada material.
Inserida em um setor essencial para a economia portuguesa, a Olivah atua com uma abordagem contemporânea, alinhando tradição, design e sustentabilidade.
VER MAIS
Do interior de Minas Gerais, no Brasil, às metrópoles do mundo, o banco Roça é uma releitura em pedra dos tradicionais bancos de fazenda.
Um convite ao tempo da conversa, do olho no olho, do descanso longe das telas.
Com centro arredondado e chanfros atentos, evoca rodas de prosa, ouvidos à espreita e pés firmes no chão.
Um banco que não alcança tudo, mas serve a todos, com o corpo na cidade e a alma na roça.
VER MAIS
Paixão pela pedra portuguesa.
Texturas, formas e cores que carregam história e potencial.
Nosso trabalho é revelar novas possibilidades naquilo que poderia ser deixado de lado, transformar apedra esquecida em algo com essência e propósito.
VER MAIS
Quando o design encontra o espaço certo, tudo respira com mais harmonia.
Na loja Raiz, em Lisboa, as nossas pedras ganharam nova vida ao compor ambientes que acolhem, equilibram e inspiram. É nesse diálogo silencioso entre forma, matéria e luz que a beleza acontece.
VER MAIS
A arte da natureza nos guia.
Na Olivah, transformamos pedra em design, mobiliário e obras de arte.
Criamos esta árvore de pedra para compor nosso jardim, agora ao lado da oliveira que inspira o nosso nome.
Ambas refletem o respeito pela matéria-prima e a beleza de criar com alma.
Pedras que vestem.
VER MAIS
A artista egípcia Marianne Fahmy chegou até nós com um mapa: inspirado na Forma Urbis Romae, retrata em relevo um momento de destruição na história de Alexandria, parte de sua série sobre mapas futuros.
Esculpido em Preto Belga via CNC, o trabalho expressa o encontro entre tempo e técnica, gesto e matéria.
Na Olivah, damos forma a ideias já desenhadas, unindo mãos, máquinas e sensibilidade. Produzimos por encomenda, respeitando a intenção de quem cria e a pedra como matéria viva.
VER MAIS
Mesa de centro feita sob medida para a querida Vanessa Martins.
Desenhada para trazer presença e elegância à sua sala de estar, a peça foi executada em mármore português Viola, com chapas meticulosamente cortadas e coladas para preservar o movimento natural dos veios da pedra.
Um trabalho preciso de alinhamento e detalhe, que valoriza a expressividade e a sofisticação do material.
Mesa Faro, pura beleza em cada ângulo.
VER MAIS
A beleza está nos detalhes.
Neste cantinho, os pedestais em pedra vermelha adicionam textura, cor e personalidade. Prova de que decorar com pedra natural traz sofisticação até aos menores espaços da casa.
VER MAIS
Nenhuma peça é igual à outra.
Mesmo que a forma se repita, cada pedra guarda seus próprios veios, brilhos e imperfeições, memórias da terra onde nasceu.⠀
Nosso desafio foi produzir em série sem perder a alma do único.
Equilibrar precisão e matéria viva, escala e singularidade.
VER MAIS
Pensar design e criar diálogos com a pedra.
Não é novidade que a Olivah tem predileção pelas pedras naturais, porém em nossos processos criativos, estudamos todas as materialidades que nos inspiram.
VER MAIS
A coleção do designer João Marcos Moreira é inspirada nos monumentos megalíticos e na paisagem dos sobreiros do Alentejo, propondo um diálogo entre o sagrado e o sensível. Com formas escultóricas, as peças evocam a arquitetura ancestral e a organicidade do território. O mármore de Estremoz, fornecido pela Mármores Galrão, confere densidade e luz, enquanto a cortiça negra, tratada termicamente pela Granorte e Sedacor, traz textura e profundidade inspiradas no descortiçamento e na paisagem alentejana. Com produção e curadoria da Olivah, a coleção inclui mesa de jantar, consola, banco, candeeiro e centro de mesa, revelando o tempo e a identidade do Alentejo.
Uma criação promovida pela ASSIMAGRA, com financiamento do PRR no âmbito da Agenda Verde Sustainable Stone by Portugal.
VER MAIS
A coleção da designer Eneida Lombe Tavares é inspirada nas ilhas de São Miguel e Pico, transformando a paisagem açoriana em objetos que expressam a relação entre natureza e cultura. O basalto, representando a força ancestral do solo vulcânico, é combinado ao vime, colhido e preparado nas caldeiras de Furnas de São Miguel, depois trançado pelo artesão Alcídio Alexandre. Com curadoria e produção da Olivah, a coleção inclui candeeiro, cadeira, banco, centro de mesa e cesto, unindo leveza e solidez em peças que refletem a alma do território açoriano.
Uma criação promovida pela ASSIMAGRA, com financiamento do PRR no âmbito da Agenda Verde Sustainable Stone by Portugal.
VER MAIS
Explorar diferentes materiais agregou valor ao nosso processo criativo, ampliando nosso conhecimento. O diálogo entre texturas, composições e propriedades nos desafiou a desenvolver abordagens inovadoras para combiná-los harmoniosamente.
A experimentação na integração de materiais uniu tradição e inovação, criando algo único. O resultado vai além da técnica, equilibrando conhecimento consolidado e a ousadia do novo, entre passado e futuro.
VER MAIS
A coleção do artista Vítor Reis explora o encontro entre o calcário e o barro vermelho, materiais ligados pela geologia e pela tradição portuguesa. O calcário extraído pela Filstone, mantém sua rusticidade como base sólida, enquanto o barro, moldado pelos artesãos da Casa da Olaria, remete à cerâmica ancestral da Estremadura. Com produção e curadoria da Olivah, a coleção inclui mesa de centro, mesa de canto, lavatório, vasos e centros de mesa, traduzindo o contraste entre força e maleabilidade numa leitura contemporânea da herança material portuguesa.
Uma criação promovida pela ASSIMAGRA, com financiamento do PRR no âmbito da Agenda Verde Sustainable Stone by Portugal.
VER MAIS
Diálogos da Terra
Cada coleção da Broot Dialogues convida ao diálogo entre pedras de várias regiões e materiais naturais, madeira, vime, cortiça, barro e burel, selecionados para unir tradição, inovação e materialidade.
Criadas com sensibilidade e trabalho artesanal, as peças refletem a essência do natural e a autenticidade do bruto.
VER MAIS
Pedras de Portugal: Uma narrativa do território
De norte a sul, incluindo as ilhas, Portugal revela uma geologia rica e diversa. Para contar essa história, o projeto Bbroot Dialogues escolheu cinco pedras ,xisto, granito, calcário, mármore e basalto, como elementos centrais de uma narrativa sobre o território.
A visita a cada pedreira foi essencial para a seleção criteriosa dos materiais, garantindo uma curadoria rigorosa e o cuidado necessário em todo o processo de produção.
VER MAIS
A coleção do Studio Anansi, criada pelo designer Evan Jerry, é inspirada nas gravuras rupestres do Vale do Côa. Utiliza xisto das Beiras, Valongo e Canelas, extraído pela Silaco, e madeira de acácia moldada pelo artesão Celestino e o Mercado da Madeira.
Com curadoria da Olivah, inclui mesa de jantar, consola, centro de mesa, banco e banqueta, formando um conjunto coeso que une tradição, natureza e design contemporâneo.
Uma criação promovida pela ASSIMAGRA, com financiamento do PRR, no âmbito da Agenda Verde Sustainable Stone by Portugal.
VER MAIS
Mãos, matérias e criação
A diversidade de materiais do projeto Broot exigiu uma abordagem atenta e inventiva. Cada peça, com sua complexidade única, demandou soluções técnicas, muitas vezes artesanais.
Dos objetos mais delicados aos mais imponentes, os desafios impulsionaram nossa criatividade. O resultado é fruto de uma equipa experiente e apaixonada, unida pelo compromisso com a excelência.
VER MAIS
A coleção do Studio Olivah homenageia a Serra da Estrela, unindo a força do granito amarelo da região, fornecido pela Polimagra, à suavidade do burel de lã da Ecolã. Desenvolvida por Paula Sica, que assinou a composição artística final, a coleção contou com a colaboração da AriscoBrand e da Oficina166 na exploração de volumes, texturas e formas contemporâneas.
Com curadoria e produção da Olivah, as peças : poltrona, mesa de apoio, banco, quadro, conjunto de vasos e repousa-pés, reimaginam a paisagem da serra com equilíbrio entre tradição e inovação.
Uma criação promovida pela ASSIMAGRA, com financiamento do PRR, no âmbito da Agenda Verde Sustainable Stone by Portugal.
VER MAIS
A Pedra como ponto de encontro
A curadoria e produção das 25 peças inéditas do projeto Broot Dialogue foi um desafio intenso e enriquecedor. Atuamos como ponte entre cinco estúdios de design, unindo diferentes visões sobre a pedra.
Do bloco bruto à peça final, cada etapa exigiu tempo, estudo e precisão. Um processo que reflete nosso compromisso com a tradição, a inovação e o fazer cuidadoso.