2025
Foi com uma enorme alegria e orgulho que marcámos presença na Expo Mundial Osaka 2025, integrando o Pavilhão de Portugal com o projeto Broot - Dialogues.
Este ano, com o tema “Construção de futuros sustentáveis e inclusivos”, reuniu países de todos os continentes para refletir, debater e propor soluções para os grandes desafios do nosso tempo. Estarmos presentes a representar o design português, a levar a nossa visão ao mundo e contribuir para um diálogo global sobre o amanhã, foi a realização de um sonho.
A afinidade entre o projeto Broot e os temas centrais da Expo é profunda. Acreditamos que o futuro se constrói com raízes no passado, ao valorizar os saberes locais, a matéria e a memória. Desde a sua criação, o projeto Broot procura criar uma rede de sabedorias, onde o design é usado como ferramenta de empoderamento, regeneração e conexão entre comunidades.
A presença em Osaka materializou esse pensamento, pois cada peça selecionada destaca como diferentes comunidades portuguesas moldam o seu saber a partir da terra e da memória. A pedra natural é o centro do diálogo, acompanhada de cortiça, madeira, vime, tapeçaria e cerâmica, materiais que falam de território, tradição e mãos.
O Pavilhão de Portugal, inspirado nas grandes travessias marítimas da nossa história, homenageou o oceano como meio de conexão entre culturas. Arquitetónica e simbolicamente, o espaço celebrou o papel de Portugal na construção de pontes entre povos, em especial com o Japão, com quem temos uma relação histórica de intercâmbio cultural.
É neste espírito que Broot - Dialogues se posiciona como um projeto que atravessa tempos e lugares, que liga práticas ancestrais com novas formas de pensar e fazer. Em Osaka, partilhamos com o mundo um pedaço da alma portuguesa, feita de matéria, memória e futuro.
A nossa presença na Expo Mundial Osaka foi marcada por dias intensos de diálogo e partilha com milhares de visitantes. Sentimos o entusiasmo de quem se aproxima com curiosidade e a escuta atenta de quem se reconhece nas histórias que as peças contam.
Foi uma oportunidade de enorme visibilidade internacional e de reafirmação da força da pedra natural portuguesa como matéria de criação contemporânea.
Agradecemos à ASSIMAGRA o convite feito a Olivah para fazer a curadoria e a produção das peças do projeto Broot, assim como pelo seu papel fundamental na divulgação internacional da pedra natural portuguesa. Seguimos motivadas a continuar esta travessia que une matéria e pensamento, e tradição e inovação.